segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tornei-me fã do gengibre!!!!!!!



Sinceramente não costumava usar gengibre, mas desde que provei este doce em casa da minha amiga Romy, tornei-me fã tanto do doce como do chá de gengibre que aprecio imenso.

Para fazer o doce:
Meio quilo de raiz de gengibre , meio quilo de açúcar, pau de canela.
 Descascam-se as raízes de gengibre e cortam-se em fatias finas.
Escaldam-se umas 3 vezes ,( é importante fazer este passo, pois caso contrário o doce fica muito picante)
Colocam-se depois as fatias do gengibre num tacho ,junta-se-lhe o açúcar e cobre-se com água , 2 dedos acima e adiciona-se também um pauzinho de canela.
Deixa-se- cozer lentamente até as fatias ficarem macias e a calda  douradinha.
Para fazer o chá:
Num bule deito raiz de gengibre descascada e partida fininha, pau de canela e umas folhas de salva ou chá príncipe e deixo em infusão durante 10m.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Comi este doce em crepes num restaurante em Delft na Holanda (crepe com queijo e doce de gengibre. É excelente. Tentei fazer o doce mas não resultou. Fiz como descreve na receita. Os palitos ficaram muito duros e os que comi eram muito macios. O problema poderá ter sido o estado do gengibre que usei (tem de ser "novo" para ser menos fibroso). Tem mais alguma dica para me dar sobre este doce maravilhoso ?

Elisa disse...

Olá
Penso que deve ser do gengibre, deve-se comprar com a casca lisa, portanto frescos, pois os que estão com a pele rugosa ficam já mais escuros e muito fibrosos. Também se deve cortar fininho, tipo batata palha.O meu ficou com um tom amarelo suave e muito macio.

 
Mais receitas na blogosfera
Procure receitas no
Quer ter receitas de bloggers no seu blog?