quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Conserva de tomate à moda da Encar.

A Encar é uma amiga espanhola com quem costumo partilhar receitas e deu-me esta de conservar o tomate muito fácil.

, O tomate deve ser redondo, vermelhinho e rijo.
Põe-se uma panela com água a ferver e deitam-se lá os tomates que pretendemos pelar dando um ligeiro corte em cruz na parte de cima e deixa-se levantar fervura. Depois disto colocam-se os tomates num escorredor com uma bacia por baixo e deita-se por cima água bem gelada e até gelo. Com isto dás-se um choque térmico,
sai a pele quase de imediato e ficam rijos na mesma os tomates.
Entretanto põe-se a esterilizar durante 10 a 15 m os frascos onde se vai guardar o tomate que tem que ter obrigatoriamente a tampa metálica.
Depois  é só encher os frascos com o tomate pelado com a ajuda de uma colher de pau ou mesmo com os dedos vai-se empurrando suavemente para saírem as bolhas de ar e pormos o máximo possível de tomate.
Mas atenção não se pode encher até ao topo, deixar sempre uns 3cm antes do cimo do frasco. Depois é só
Tapar bem , colocar os frasco numa panela submersos em água e  tapa-se .deixando ferver uns 15 minutos. Deixam-se dentro da panela até esfriar. Dá para conservar todo o ano ou mais.
Nota: o primeiro frasco foi feito já  com choque térmico, pois foi u ma dica que me deram e ficam realmente mais rijos e as sementes  não saem tanto.

Um comentário:

Elisa disse...

Só agora estou a experimentar este tomate em conserva e posso vos garantir que fica excelente, verdadeiro sabor natural do tomate. Conserva-se mais de duas semanas depois de aberto no frigorífico.Este ano vou tentar conservar assim o tomate para salada. Pois este como é bastante rijo já o tenho utilizado até em salada.

 
Mais receitas na blogosfera
Procure receitas no
Quer ter receitas de bloggers no seu blog?