Embora a doce demore um pouco, pois o retirar os caroços leva algum tempo, compensa pela delícia que fica.
Já fiz com cereja branca, vermelha e da mais escura da qual gosto em particular para juntar ao gelado de café.
Receita do doce:
1 kg de cereja descaroçada
0,5 kg de açúcar
sumo de 1 limão
Deixo em infusão de um dia para o outro ou de manhã para a tarde e depois é só deixar cozer até ganhar o ponto desejado. Se for para consumir de imediato não necessita de ficar com muito ponto. Mas se for para guardar deve deixar com ponto mais alto.
Cereja em calda:
1 litro de água
meio quilo de açúcar
leva-se a ferver durante 5 minutos e deixa-se arrefecer.
esterelizam-se frascos com tampa metálica e enchem-se com cerejas bem lavadas. Deita-se depois a calda do açúcar e tapam-se bem. Colocam-se numa panela os frascos todos e cobrem-se de água, Logo que levantem fervura , deixam-se ferver 10 m e desliga-se . Os frascos ficam na agua até arrefecer. Depois é só guardar. Conservam-se durante muito tempo desde que fechados. Mas depois de abertos devem-se guardar no frio.
Licor de cereja:
1 chávena de açúcar escuro
2 chávenas de cerejas escuras, bem lavadas
3 chávenas de aguardente bagaceira.
Mistura-se tudo num frasco de boca larga e guarda-se num lugar escuro.Deve-se agitar diáriamente., na 1ª semana e depois de vez em quando. Ao fim de 3 meses coar e guadar em garrafas.
Mais tarde vos direi se fica algo de bom . Entretanto estou à espera de arranjar mais cerejas para experimentar uma nova receita de licor
2 comentários:
Elisa,
k delícia!!! Tanta coisa boa!!!
Pena a cereja ser tão cara aqui... :(
Bjs,
Marisia
Nossa mãe do céu, tudo tão encantador que dá até para sentir o aroma daqui querida.
Uma pena que cerejas aqui não se encontram em qualquer mercado e quando tem são muito caras e mais na época do natal. Mais guardarei esta receita de licor
Postar um comentário