quinta-feira, 2 de abril de 2009

Pato com laranja




Apesar de ter várias receitas de pato com laranja, gosto especialmente desta, que a minha prima Odete me deu e que faço há muitos anos.




Cozo o pato com 1 cenoura , 1 cebola, metade de uma linguiça, metade de um salpicão e sal, querendo pode por também um caldo Knorr. Depois de cozido mas não a desfazer, retiro os enchidos e o pato e deixo arrefecer. Faço depois uma papa com sal, alho, um pouco de colorau,azeite e planta e barro o pato deixando a marinar umas 2 ou 3 horas, depois de espremer por cima dele uma ou duas laranjas.


Faço um refogado com cebola e alho e junto-lhe depois uma colher de sopa de tomate e a água de cozer o pato suficiente para o arroz, normalmente ponho o dobro( isto é uma chávena de arroz para duas de água ). Logo que a água está a ferver meto o arroz e passo para um tabuleiro para ir ao forno, por cima coloco uma grelha e o pato para corar. A meio da cozedura decoro o arroz com a linguiça e o salpicão cortado às rodelas. Decora-se com laranja e serve-se com uma boa salada.

6 comentários:

Maria Cusca disse...

Parece óptimo e tem um aspecto delicioso.
Jinhos

Lourdes disse...

Desculpe a invasão. Andando de blog em blog, encontrei este que me agradou bastante. Culinária, flores, artesanato, entre outros, são temas que me interessam.
Vou voltar.

Ana Rodrigues disse...

Olá!
Como adivinhou... hehehe
Tenho um pato encomendado p/ a Páscoa... se cá estiver... senão fica p/ depois... e costumo fazer o tipico arroz de pato à minha moda... hehehe
Mas este está c/ um ar delicioso... vou pensar...
Obrigado por disponibilizar!
Bjs e bom fim de semana

Ana Rodrigues disse...

Voltei...
Está um selinho p/ ti no meu blogue...
Bjs e bom fim de semana

Vovolu disse...

OLA Elisa gosto muito de pato com laranja. Parabens. Quantao ao trabalho de encaustica, basta pingar pouca cera em cima da tela nas cores desejadas e utilizar um soprador (é tipo secador de cabelo bastante mais forte)muito perto da tela para a cera começar a abrir. Depois fazer o contorno das flores e folhas com a caneta de encaustica.Bom trabalho e sempre a ao dispor. Beijinhos VOVOLU

Emília disse...

Ainda não provei pato, sou um tanto desconfiada em relação à carnes rss, mas o seu ficou muito apetitoso!!
Beijinhos

 
Mais receitas na blogosfera
Procure receitas no
Quer ter receitas de bloggers no seu blog?