Este prato não foi feito por mim, mas sim pela minha filha mais velha, pois segundo o pai ela faz
melhor que eu e sinceramente eu também acho.Fica a carne muito suculenta e saborosa podem experimentar que é sucesso pela certa...
Compro normalmente carne da pá, mas com o couro e tempero com sal, alho,louro e cubro com vinho branco de um dia para o outro.
No dia seguinte ponho azeite a estalar num tacho e quando estiver bem quente, coloco a carne ( a peça inteira), deixando alourar bem por todo. Logo que esteja bem loura deita-se-lhe o vinho da marinada , tapa-se o tacho e logo que ferva, põe-se no mínimo e deixa-se cozer lentamente para aí uma hora( na panela de pressão ). Depois retira-se a carne da panela ,põe-se num tabuleiro e rega-se com sumo de laranja., e vai ao forno até tostar bem.
No caso de querer servir com batata assada., tempera-se a batata com um pouco de pimentão, alho,louro ,uma pitada de sal , só mesmo uma pitada,rega-se com um pouco de azeite vão ao forno, mexendo-as de vez em quando .Quando virmos que estão quase cozidas, tiram-se para fora, regam-se com o molho da carne ,que deve estar a ferver, coloca-se a carne e vai então a alourar.
Muitas vezes asso a carne e sirvo com batata frita e salada de feijão verde ou esparregado.
Outras vezes cozo as batatas pequeninas com a casca, depois de cozidas dou-lhe um murro leve ponho com a carne no forno e pode acompanhar com puré de maça ou arroz branco.Esta receita foi me dada pela minha prima Odete do Cartaxo que é uma cozinheira exímia,há já muitos anos e é uma das receitas favoritas cá de casa.
Obs. No talho peço para me fazerem um rendilhado no couro para este não encolher.
Quando estou com pressa, junto o sumo de laranja no tacho deixo apurar bem e sirvo assim
2 comentários:
Oi elisa!
hummmm que rica carne de porco !!! mmmm
passei a desejar una otima semana!
beijos do Argentina!
O aspecto convida e a descrição faz apetecer ir pra cozinha...
Bjs
Ana
Postar um comentário