segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Azeitonas quartilhadas

Neste fim de semana tive uma oferta espetacular de azeitonas boas para conserva. Foi o o meu primo Zé Cândido que  as ofereceu. Como eram imensas decidi quartilhar algumas e as outras guardar para mais tarde. Confesso a minha ignorância neste campo e andei a pesquisar na net e perguntei a alguns familiares e amigos como proceder.
De tudo o que li e ouvi o que achei mais interessante para as conservar foi sem dúvida a dica da minha amiga Berta de Murça, pois pareceu-me ser a mais fácil de todas .
São cerca de 15kg de azeitonas que coloquei num balde grande , onde deitei água que fomos buscar a uma fonte ( pois li que se usar a da torneira as azeitonas ficam moles). Depois deitei a casca de duas laranjas, 1kg e meio de sal, folhas de louro e uns raminhos de óregãos.  Tapei bem  e agora é esperar uns meses para ver o resultado
Quanto às quartilhadas , dei-lhe  3 ou 4 golpes e tenho-as num balde  só com água  ( também da fonte) que mudo  diariamente de manhã e à tarde até perderem a acidez  entre 10 a 15 dias. Depois vou ,guardá-las em frascos com água salgada  dentes de alho, óregãos e louro e uma rodela de limão. Se alguém  tiver dicas para melhor as conservar , aceito novas sugestões.

Nenhum comentário:

 
Mais receitas na blogosfera
Procure receitas no
Quer ter receitas de bloggers no seu blog?