quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A matança do porco

Pretendo deixar aqui algumas dicas para as minhas filhas, noras ou netas , se
amanhã pretenderem reavivar esta tradição. Lembro-me de em criança , na casa dos
meus pais todos os anos se fazer a matança do porco.
Com a ida para Angola perdeu-se essa tradição e portanto quando regressei, não sabia rigorosamente nada deste ritual. No primeiro ano que matamos o porco, já em minha casa, tive
imensa dificuldade e foi através da minha irmã Maria , da minha sogra e da minha
vizinha Dª Maria do Carmo que consegui valiosas dicas que tentei organizar para
as gerações futuras ,esperando que lhes sirva como ponto de partida.

Começamos então por aparar o sangue do porco para uma bacia onde se tem um pouco
de vinho tinto e bate-se bem até esfriar, depois de frio coa-se e guarda-se num
frasco , até ao dia do fumeiro.- O porco depois de pendurado lava-se com
vinho tinto e alhos partidos.Neste dia fazem-se os rojões com a carne da
peituga , assim com os do redanho. Pessoalmente gosto de pôr também um pouco
de fígado.

O    dia da desfeita

No dia da desfeita não esquecer de lavar bem as orelhas, , os chispes e o focinho, raspando bem os pelos também de toda a carne que se vai salgar.
-Os presuntos antes de salgados devem-se tirar-lhe os ossos largos e depois são bem salgados com sal grosso dissolvido em vinho tinto e bastante alho, antes de se por na salgadeira.
- Ao fim dum mês tiram-se as pás do sal e deixam-se em água de um dia para o outro, depois limpam-se e deixam-se secar bem. Depois untam-se com pimentão e um pouco de azeite.Poe-se ao fume durante uns dias.
Os presuntos são tirados depois de 40 ou 45 dias de sal.
-As tripas do porco tem que separar enquanto quentes para tirar os rojões do redenho.
Depois de bem lavadas são temperadas com vinho tinto,alho e limão.
A carne depois é partida miudinha se for para as linguiças ou aos pedaços se for para os salpicões Os ossos ,o couro , a cabeça , chispes vai tudo para a salgadeira juntamente com as pás e os presuntos.

Nenhum comentário:

 
Mais receitas na blogosfera
Procure receitas no
Quer ter receitas de bloggers no seu blog?