terça-feira, 29 de julho de 2014

Gelado de ameixa com gelatina de melancia

Ainda restavam duas bacias no meu frigorífico de ameixas amarelas que estão uma delícia,por isso decidi fazer mais um gelado ,mas quando o ia fazer reparei que não tinha nenhuma gelatina nem em pó  nem folhas e como estão muito maduros tem mesmo que levar gelatina caso contrário não ficam em condiçoes. fui a despensa ver o que la encontrava que me desse alguma  ideia e eis que me aparece meio quilo de açúcar Demerara, que me tinham trazido do Brasil já há dois anos,e um pacote dos grandes de gelatina Royal de melancia e não exitei resolvi fazer uma nova experiência..
Eram 3 quilos de fruta já depois de retirado os caroços, não tiro  nunca a pele, juntei-lhe as duas saquetas de gelatina , o meio quilo do acúcau mais 250g do outro e deixei ferver uns 15 miutos, passei pela  varinha mágica e amanhã depois de  fria vou juntar as natas batidas. depois vos direi se mereceu a pena o trabalho
Este ó o aspecto depois de reduzida a puré....

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Frutas em calda

Este ano tenho muita fruta,mas como já disse detesto vê-la estragar-se , tenho dado bastante mas mesmo assim ,ainda sobra muito, por isso hoje foi a vez dos pêssegos, maça, pêra e ameixas vermelhas. Com o está muito doce aos 2l de água só deite 600 gr de açúcar deixei ferver e arrefecer Depois descasquei a fruta toda parti em pedaços pequenos enchi os frascos com a fruta , depois da calda fria deitei nos frascos.Coloquei tudo numa panela grande a ferver. Depois de iniciar a fervura deixei 10 m e desliguei . Ficaram a arrefecer na panela e já está mais uns frascos para quando a fruta já não for tão abundante.

Ratatouille

Com um fim de semana de muitos abusos, agora  tenho que me conter no que respeita à alimentação. Por isso iniciei a semana com um prato vegetariano.
           Ingredientes 
- 1 beringela
- 2 curgetes
- 2 pimentos
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 2 tomates grandes e polpa 2 colheres de sopa( acabei a que tinha congelada)
- 1 lata de cogumelos pequena
- sal
- pimenta
- Piri piri a gosto
- azeite
Modo de fazer: Comecei por cortar as pontas da beringela e fatiei-a às rodelas, lavei-a bem lavada e temperei -com sal e deixei-a num passador de rede.
 Piquei a cebola e o alho e pus numa frigideira que tenho com tampa grande a refogar lentamente. Entretanto, cortei  e lavei as curgetes, os pimentos e os cogumelos todos às rodela
  Quando a cebola ficou transparente, juntei-lhe a polpa de tomate e os tomates em cubos , as curgetes  , os pimentos, os cogumelos, tomilho,pimenta preta, 1 piripiri.. Lavei a beringela e cortei aos cubos e deixei refogar tudo uma meia hora. Coloquei depois num refratário e levei ao forno mais uma meia hora Como para o meu marido fiz empadão de frango cozeu tudo ao mesmo tempo.
Escusado será dizer que fiquei com o almoço e o jantar de amanhã à noite já feitos.
Porque para o meu jantar de hoje só uma sopa sem batata....com curgete, alho francês e  bróculos.



sábado, 26 de julho de 2014

Gelado de melância

Como o  calor aperta  , apetece é uma sobremesa fresquinha, tinha aqui uma melancia bem madurinha e aproveitei para  mais uma experiência.  Ficou aprovadissíma e muito fresca

Ingredientes:
1kg de  polpa de melancia sem sementes
sumo de meio limão 
350g de açúcar ( só pus este quantidade porque a melancia era muito doce)
4 folhas de gelatina  incolor ( só depois me lembrei que tinha gelatina de melancia) mas fica para uma próxima experiência.
500g de natas.

 Modo de fazer: Com a varinha mágica desfiz a melancia . retirei um pouco do sumo e deitei lá as folhas de gelatina a amolecer depois de cortadas. Depois desta amolecida levei ao fogo uns segundos para acabar de dissolver e juntei ao restante sumo, assim como o sumo do limão, o açúcar envolvi tudo muito bem  depois com as natas batidas em chanti
lly.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Gelado de ameixa amarela

A minha ameixeira está  quase sem fruta mas a que resta está tão madurinha e doce que decidi fazer mais uns gelados, ficaram uma delícia. Segui a receita do gelado de ameixa preta , só não pus água porque estes estavam  muito sumarentos.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Compota de ameixa preta e em calda

Já anteriormente fiz compota de ameixa preta mas não era desta qualidade. A minha irmã Mizé tinha-me dito que  comeu um gelado com doce de ameixa inteira com caroços e tudo, por isso foi isso mesmo que fiz e ficou uma maravilha.Como tenho gelado de melão e menta e de bolacha Maria e amêndoa feitos, , vão ficar bonitos decorados com esta compota.
Esta é mesmo rápido que se faz eu só tinha 1, 600 kg  de ameixa, lavei-as bem lavadas e tirei-lhes o pé , juntei-lhe 800 gramas de açúcar levei ao fogo e foi só deixar apurar, nem uma hora demorou. Ficou com uma cor linda .rendeu-me estes 4 frascos.

Ameixa em calda:
Ontem tinha feita pêra em calda, sobrou-me xarope e fiz estes dois frasquinhos.
Posso dizer-vos que para 2 litros de água coloquei 1kg de açúcar 2 cálices de vinho do Porto, 1 pau de canela e uma flor de anis. e fiz 9 frascos de fruta em calda , 5 de pêras, 1 de rainha cláudia e estes dois de ameixa

GELADO DE AMEIXA PRETA

Hoje tive uma nova oferta de ameixa muito pequenina pareciam cerejas,  sinceramente não me apetecia estar a fazer nada, pois tinha acabado de chegar do médico onde tinha ido toda entusiasmada pensando que me ia começar o desmame do tratamento da depressão e pelo contrário, vai mantê-lo por tempo indeterminado....mas lá me dispus e enquanto estive na cozinha esqueci o médico...por isso decidi  fazer gelado. compota e em calda......
Ingredientes para o gelado
1kg  de ameixas pretas( pesadas já sem os caroços)
600g de natas
600g de açúcar 
160ml de água 
4 folhas de gelatina branca por 15 minutos
Colocar as natas no congelador antes de
as usar (deste modo será mais fácil bater até ficar em
chantilly).
Corte as ameixas ao meio e retire os caroços, cortando
em seguida o mais pequeno possível.
 Coloque-os num tacho com a água. Tape e cozinhe em fogo médio, mexendo ocasionalmente, durante cerca de 8 minutos. Retire do fogo e misture o açúcar. Triture o xarope coma varinha mágica e deixe-o arrefecer completamente.
Na batedeira, bata as natas previamente postas no frigorífico (  quando as trago do  super mercado
coloco logo no frio e estão sempre prontas a usar)
Corte as  as folhas de gelatina,com uma tesoura ,coloque-as numa tacinha coberta de água para amolecer, depois junte-lhe um pouco do xarope ainda morno envolva bem e  junte mexendo bem ao resto do xarope.
junte as natas já batidas lentamente o xarope envolvendo muito bem.
Coloque o num recipiente com tampa e leve ao congelador por umas horas e estará pronto.





sábado, 19 de julho de 2014

Rolinhos de salsicha de peru

Hoje vou dar-vos mais uma receita da minha dieta, tinha ali uma couve lombarda e decidi  fazer estes rolinhos que ficaram bastante saborosos.
Ingredientes :
Utilizei 8 folhas inteiras de couve lombarda
1 lata de salsicha s de peru
tomate
cebola
alho
pimenta e feijão branco
 Modo de confeccionar:
 Primeiro cortei a
parte mais dura da folha e deitei fora , depois pus a cozer as folhas durante cinco minutos em água a ferver.Entretanto, fiz um refogado com uma cebola  e uns quantos quadradinhos de polpa de tomate que ainda tinha congelados, juntei-lhe uma folha de louro e deixei refogar lentamente. Entretanto como as couves já estavam escaldadas  enrolei em cada uma 1salsicha e fechei com um palito. Coloquei no refogado juntei-lhe um pouco de pimenta preta e um pouco da água de escaldar a couve e deixei refogar lentamente uma meia hora.Costumo deixá-las só assim, mas como tinha feijão branco cozido juntei-lhe um bocadinho e ficaram muito boas

Pêras em calda

Ontem ofereceram-me estas pêras e como tenho imensa fruta agora , decidi transformá-la em pêra em calda 
Honestamente nunca as fiz assim ,costumo cozê-las só com a água açucarada,mas desta vez juntei-lhe canela em pau e vinho do Porto, depois direi como fica
Descasquei as pêras e cortei aos pedaços antes já tinha posto 1 litro de água a ferver com meio kg de açúcar. Em cada cada frasco deitei depois das pêras, 1 pau de canela e um cálice de vinho do Porto. Depois da calda fria enchi os frascos . Coloquei-os numa panela cubri de água , onde coloquei os frascos . Logo que começou a ferver deixei cozer durante 10m e deixei arrefecer na panela.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Digestivo de ameixa branca

Com tanta ameixa cá em casa tive que tirar partido delas e pesquisando na net, encontrei este  digestivo que me pareceu  muito bom neste blog http://www.momentodaarte.com.br/cursos/licores-caseiros/?aula=Ameixa-Frescas&r=95 hei-de experimentar também o de ameixa preta que deve ficar além de bom,
bonito.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Compota de ameixa preta a com vinho do Porto

Acabaram de me oferecer um  saco de ameixas pretas e fui procurar na net uma receita para compota, encontrando esta no blog Sabor intenso do Chef  Ricardo Tiago, que me pareceu boa.....
Ingredientes:


  • 1 Kg de Ameixa Preta sem caroço (mas com pele)
  • 400g de açúcar amarelo
  • 1 dcl de vinho do porto
  • 1 dcl de água
  • 1 casca de Limão
  • 1 pau de canela
Preparação:

1. Retire o caroço das ameixas e parta-as em pedaços pequenos.
2. Coloque numa panela as ameixas, o açúcar, a casquinha de limão, o pau de canela, a água e o vinho do Porto.
3. Leve a lume brando e quando ferver coloque no minimo e deixe cozinhar. Quando  estiverem bem cozidas, retire a casca de limão e o pau de canela e passe a varinha mágica para triturar tudo.
4. Leve de novo ao lume até atingir o ponto estrada (Ponto estrada: Passe uma escumadeira ou colher de pau no fundo do tacho, de um lado ao outro. Se a calda formar um gênero de estrada que deixa o fundo do recipiente visível é porque o ponto foi atingido).
5. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e coloque em frascos ainda quente

Tarte de curgetes,

Como  as minhas courgetes se reproduzem tão rápidamente mesmo dando muitas,  tenho que inventar pratos novos e desta vez encontrei esta receita num blog brasileiro  " Sabor da  Vida ", que fica mesmo deliciosa.
          Ingredientes:
-2 chávenas de farinha com fermento (ou então adicionar 1 colher de sobremesa de fermento)
-3 curgetes médias raladas
- 3 ovos
- 2 cenouras raladas
-2 tomates partidos aos quadradinhos ( sem pele e sementes )
-meia chávena de óleo
-1 cebola picada média
- 2colheres de sopa de azeitonas partidas aos bocadinhos
-3 colheres de queijo ralado mozarela
- 1 raminho de salsa picadinha
 - sal q.b e óregãos  q.b.
Modo de fazer:
                    1º- Arranjei os legumes todos , ralei a cenoura, piquei a cebola, ralei as  curgetes sem as descascar, descarocei as azeitonas, parti aos quadradinhos o tomate e cortei a salsa bem fininha.
Depois bati bem batidos  os ovos com o sal   na batedeira, acrescentando depois  a meia chávena de óleo e a cebola, a cenoura,( batendo agora com uma colher de pau), metade do queijo, as azeitonas, os óregãos, a farinha  às colheres e finalmente as curgetes raladas. Vai a cozer no forno em forma untada e polvilhada de farinha.depois de deitar a massa na forma polvilha-se com o resto do queijo. Acompanha-se com uma boa salada......

Gelado de cerejas , damascos e pessegos

A receita é a mesma  dos anteriormente publicados, como tenho fruta e para não se estragar, fiz mais umas doses
de gelado....

Nota:Quem tiver Bimby, antes de servir coloca-se o gelado lá uns segundos a bater e ficam ainda melhores, caso contrário retire da arca uns 10 minutos  antes e  fica delicioso na mesma.
 
Mais receitas na blogosfera
Procure receitas no
Quer ter receitas de bloggers no seu blog?